Excelência Operacional e RH- VI
Excelência Operacional e RH VI
Como a Agenda de RH Sustenta, Contribui e Impulsiona a Excelência Operacional
A busca pela Excelência Operacional está diretamente ligada à agenda de Recursos Humanos (RH) nas empresas, pois o capital humano é o principal motor que impulsiona melhorias contínuas e inovações. O desenvolvimento das pessoas é um objetivo central da agenda de RH.
Programas de capacitação, desenvolvimento de carreira, bem-estar e segurança (inclusive psicológica) garantem que os funcionários estejam engajados, motivados e muito bem preparados para enfrentar desafios, contribuindo para a Excelência Operacional.
Os pilares técnicos e gerenciais que sustentam a Excelência Operacional, como segurança, controle de qualidade e manutenção autônoma e planejada, dependem fortemente da competência, do comprometimento e do desenvolvimento dos colaboradores. A segurança no ambiente de trabalho, por exemplo, é promovida através de uma cultura robusta de segurança com programas de treinamento e conscientização contínuos, liderados pelo RH. Uma força de trabalho bem treinada e informada sobre procedimentos de segurança reduz significativamente os riscos de acidentes, protegendo a saúde dos funcionários, as instalações e assegurando o atendimento aos clientes.
A manutenção autônoma e planejada exige que os colaboradores sejam capacitados para identificar e resolver problemas operacionais de maneira proativa e com inovação. O RH coordena programas de desenvolvimento contínuo para garantir que todos tenham as habilidades necessárias para manter os equipamentos funcionando eficientemente, sem interrupções desnecessárias, proporcionando dessa forma melhor produtividade e menores desperdícios. O desenvolvimento das pessoas é complementado pela gestão preventiva dos equipamentos e pela atenção ao meio ambiente, que respeita normas e legislações ambientais, promovendo práticas sustentáveis que serão exemplares para os colaboradores e para a comunidade.
Além disso, o compromisso da gerência e o engajamento dos colaboradores, destacados nos pilares gerenciais, são alcançados através de uma gestão de pessoas eficaz, que valoriza a comunicação aberta, o reconhecimento do desempenho e a criação de um ambiente de trabalho respeitoso , colaborativo, transparente, motivador e que estimula os colaboradores a trabalharem satisfeitos.
Portanto, a agenda de RH sustenta, contribui e impulsiona a Excelência Operacional ao criar um ambiente de trabalho que valoriza o desenvolvimento humano, a segurança, a inovação e a sustentabilidade.
A colaboração entre o RH e os gestores de plantas industriais é essencial para alinhar as capacidades individuais com os objetivos estratégicos da empresa, resultando em um desempenho superior de toda a organização, com superação de metas ano a ano.